Os seis filhos do industrial de Marau Ivo Oltramari estão lançando um livro para marcar o centenário de nascimento do pai, falecido em 1994. A obra Culinária da Família Oltramari tem 175 receitas, que vão do prato principal, sopas, sobremesas e até bolachas.
Todas são importantes, diz o arquiteto Fernando Oltramari, que organizou o livro. No entanto, lembra que a Perdizada era a que mais mobilizava a família de origem italiana, já que o pai era caçador e a mãe preparava o perdiz.
As receitas estavam escritas à mão em três livros da matriarca, Jecir Foresti Oltramari, que tem 92 anos. A homenagem também é para ela, que casou com 17 anos e começou a criar suas receitas quando ainda morava com a sogra.
— É um patrimônio imaterial da família — diz Fernando Oltramari.
Um dos filhos é Eduardo Oltramari, superintendente do Shopping Total e dono da PróOverseas. Para ele, a receita preferida é do Pudim de queijo da vó Jessa (confira a receita abaixo).
— Ela fazia as coisas mais simples ficarem muito gostosas. Fazia com muito amor - conta Eduardo Oltramari.
O litro Culinária da Família Oltramari pode ser comprado no site da Plus Editora ou em livrarias. O preço é R$ 96.
Pudim de queijo da vó Jessa
Ingredientes:
- 800 gramas de açúcar em calda grossa
- 100 gramas de queijo parmesão
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 12 ovos
- 1 colher (sopa de maisena)
Fazer uma calda com o açúcar e a água. Quando estiver pronta, acrescentar o queijo e a manteiga. Deixar ferver um pouco e colocar maisena. Adicionar os ovos somente quando a calda estiver fria. Caramelar com o açúcar queimado e despejar o pudim para cozinhar em banho-maria, no forno a 170 graus por aproximadamente 90 minutos. Esperar esfriar e deixar no refrigerador por 4 horas. Desenformar e servir.