Oito empresas da Serra se uniram para competir no mercado disputado por companhias internacionais. Um detalhe: são concorrentes.
Todas são da área de tecnologia da informação. Juntas, criaram três outras empresas. O projeto foi batizado de Parceiras Empresariais e é coordenado pelo Trino Polo, polo de tecnologia da informação da Serra.
- Nosso maior concorrente não é o que está do outro lado da rua. No mercado de TI, ele está nos Estados Unidos e na Europa. São caras que têm milhões de financiamento. Sozinha, nenhuma das oito empresas daqui teria condições de fazer um produto robusto, em um tempo tão curto - comenta Thiarlei Macedo, presidente do Trino Polo.
As empresas criadas se chamam Skeel, Datamon e Speedfy. As duas primeiras são startups e a outra é uma aceleradora para turbinar os demais negócios. Oferecem produtos e serviços, como um sistema de recrutamento de profissionais com uso de inteligência artificial, cruzando dados de candidato e empresa. Há ainda negócios que envolvem ecossistemas para internet das coisas, chamada de IoT, em rede de baixo consumo.
- É algo muito maior do que ficar contando moedas - ressalta Macedo.
O empresário explica que todas ainda estão em estágio de startup, sendo cedo para falar em fluxo de caixa. No entanto, conta que todas têm fila de espera de cliente.
- Estamos desenvolvendo produtos e tecnologias. O esforço comercial começa agora em 2019 - detalha o presidente do Trino Polo.
Em fase inicial, as empresas geram em torno de 30 empregos. E um detalhe importante reforçado por Thiarlei Macedo é o objetivo de manter as startups na Serra.
- Hoje, quando a empresa dá certo, vai embora.
E mais, no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui: