Quadro Fique de Olho no programa Acerto de Contas, com Francine Silva. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha.
Que tal encontrar livros de ficção, romance ou autoajuda no meio das gôndolas de um supermercado? E o melhor: sem precisar pagar pela leitura. Essa é a ideia do empresário Moisés Aguiar Guedes, responsável pelo Supermercado Moiizez, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Lá, o cliente escolhe um livro, anota no caixa e devolve só depois que terminar de ler.
— Me mudei e estava com duas caixas de livros na minha sala. Então, pensei: vou colocar nas gôndolas para ver como será a receptividade. Até porque cada livro desses foi um tijolinho que me construiu e me fez chegar até aqui — conta, ao frisar que os clientes aprovaram a iniciativa.
O supermercado tem outras coisas diferentes. Lá, o carrinho de compras é feito de paletes, que são estruturas de madeira usadas para movimentar cargas. Entre os produtos, há biscoitos e guaraná vindos direto do Maranhão.
Guedes conta que fez do negócio uma segunda casa, com diversas referências do que ele gosta. A última investida é na produção de goiabada, que ainda está em testes.
— É a receita da minha vó. Se der certo, vou organizar para colocar à venda — projeta.
Moisés é funcionário público, concursado pelo Banrisul. Mas, há mais de um ano, pediu licença interesse e resolveu empreender.
— Surgiu essa oportunidade de comprar o mercado e resolvi investir, mesmo em meio à crise. Meus pais sempre me orientaram a fazer concurso público para garantir o futuro. Mas eu sempre acreditava que poderíamos ter um negócio próprio — detalha.
Ouça o programa programa Acerto de Contas: