Começou a operar nos Estados Unidos uma usina de asfalto produzida em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. É o primeiro equipamento exportado para o mercado norte-americano pela unidade gaúcha da Ammann do Brasil.
A usina é do modelo Prime 140. Foi comprada pela empresa J.Hutchins e está operando em Vermont, que fica perto da fronteira com o Canadá. Começou produzindo 1 mil toneladas de asfalto por dia. A estrutura pode ser transportada em um caminhão, o que garante mobilidade para a construção de estradas.
- A usina usa um sistema que possibilita a adição de até 30% de material reciclado na mistura asfáltica, gerando economia de combustível e menor liberação de gases nocivos na atmosfera. É tecnologia suíça "made in Brazil" - explica o presidente da Ammann do Brasil, Gilvan Medeiros Pereira.
A fábrica da Ammann no Rio Grande do Sul ocupa uma área de 10 mil metros quadrados. Produz também outro modelo de usinas, chamado de Prime 100. Tem 60 funcionários e exporta 60% da produção. Ganhou o Prêmio ADVB Exportação RS na categoria Máquinas e Equipamentos por dois anos consecutivos.