Fabricante da marca Kildare, a Calçados Jacob demitiu 90 funcionários da indústria de Cachoeira do Sul. A unidade empregava até então 300 trabalhadores. A dispensa ocorreu em duas etapas ao longo de setembro.
A Gaúcha Santa Maria tenta contato com a empresa desde quarta-feira da semana passada. Os pedidos de retorno ainda não foram atendidos.
Presidente do Sindicato de Trabalhadores na Indústria de Calçados Cachoeira do Sul, Roberto Silva conta que a empresa costumava produzir 1,5 mil calçados por dia. No entanto, com excesso de estoque, a fabricação caiu para 600 unidades. Isso fez a Jacob fechar a área de costura na fábrica e terceirizar esta etapa do processo. Silva acrescenta que as verbas rescisórias foram pagas e há expectativa de reabertura dos postos de trabalho em 2019, caso o mercado reaja.
A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Cachoeira do Sul planeja um mutirão de recolocação dos funcionários demitidos. A ideia é organizar a ação junto com o Sine do município.
A Calçados Jacob foi fundada em 1928 em Novo Hamburgo. Nos anos 70, lançou a marca Kildare. Na época, a empresa produzia um calçado masculino em couro branco e havia um seriado médico chamado de Dr. Kildare. Os clientes chegavam nas lojas pedindo pelo calçado do Dr. Kildare e a empresa resolveu registrar a marca.
Atualmente, a Calçados Jacob tem duas unidades de produção de calçados. Ficam em Maratá e em Cachoeira do Sul. Há ainda uma operação para produzir solados em São Leopoldo e a sede administrativa, que fica em Novo Hamburgo. Ao todo, emprega cerca de 600 pessoas. As exportações respondem por 15% dos negócios da empresa.