O ano não está sendo aquilo que se esperava. Mesmo. Alguns setores estão mostrando uma situação pior, como o calçadista, conforme notícias que a coluna Acerto de Contas vem publicando nas últimas semanas, inclusive.
Atuando como indústria e varejo de calçados, o Paquetá Shoe Company tomou decisões importantes recentemente para resolver a situação da empresa. Uma delas foi a troca de gestão. Após dois anos no cargo de CEO, Hermínio de Freitas saiu da empresa. Está sendo substituído interinamente por Luiz Augusto Polacchini, que foi diretor financeiro da Gerdau por 30 anos.
- Trouxemos Polacchini por ser o homem de finanças - disse Adalberto Leist, presidente do conselho da Paquetá.
Os dois presidentes conversaram nessa quinta-feira com a coluna, que estava sendo questionada por pessoas do mercado gaúcho sobre o endividamento da empresa. Sem abrir valores, os executivos contaram que estão negociando o alongamento da dívida com bancos. Já o endividamento com fornecedores está 80% renegociado, afirmam.
- Foi uma negociação para garantir a próxima coleção (de produtos). A indústria está bem. Estamos enfrentando o problema do varejo e trouxemos agora um novo gestor para a área. Estamos fazendo a reestruturação de gestão para buscar novos caminhos.
Esta reestruturação incluiu a contratação da consultoria Galeazzi & Associados, que atua com reestruturação financeira. Leist e Polacchini garantem que a situação está controlada e o orçamento está feito.
- Depende do mercado, mas gostaríamos de resolver a situação até o final do ano.
Agora, serão buscados novos caminhos. A saída do CEO ocorreu há 90 dias e a contratação da Galeazzi, há 60 dias.
Enquanto isso, a expansão por franquias das marcas da Paquetá prossegue. Sete unidades serão abertas nos próximos dias. São cerca de 80 unidades neste modelo. Já lojas próprias, a empresa tem mais de 150.
Tem um dado que serve para dimensionar a relevância da empresa para a economia e importância de que esta reestruturação dê certo: o Paquetá Shoe Company emprega mais de 15 mil pessoas.