A Usaflex está ampliando a atividade em Parobé, para onde levou a linha de produção e os funcionários que trabalhavam na unidade em Taquara. A mudança já provoca uma redução de 25% nos custos, afirma o CEO, Sergio Bocayuva.
A sede, em Igrejinha, está sendo ampliada, trabalho que termina no final do ano. Será onde a Usaflex vai concentrar a administração da empresa que negocia para comprar no Nordeste, disse Sergio Bocayuva em entrevista no último final de semana ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
As mudanças fazem parte de um processo de otimização das unidades da Usaflex, iniciado em 2016. A empresa reduziu as filiais. Eram sete e agora são três. Além da unidade em Taquara, foram desativadas duas fábricas em Igrejinha e outra em Três Coroas. Bocayuva ressalta que não houve redução de empregos. Ao contrário, a empresa está crescendo, garante ele.
Entre as informações que o executivo antecipou para a coluna Acerto de Contas, está o aumento de 126% na exportação. Também cresce no varejo "monomarca", que são as franquias, e cai menos que o mercado no multimarcas.
A fábrica de Parobé foi inaugurada no início de 2018 e está com 400 funcionários. A previsão é que esta unidade da Usaflex alcance 1 mil empregos até o fim de 2019, com produção de 12 mil pares de calçado por dia.
Fundada em 1998, a Usaflex produz calçados em couro com forte aposta em tecnologia e conforto. Tem produção diária de até 25 mil pares. O produto é vendido em lojas multimarcas em todos os Estados e a Usaflex também tem franquias.