Quando a coluna acha que vai terminar, a novela dos free shops brasileiros se arrasta com novos capítulos. Recentemente, o Acerto de Contas publicou um desabafo do secretário de Desenvolvimento Econômico Santana do Livramento, Calico Grisolia:
A sensação da coluna é a mesma. A Receita Federal agora deu mais uma data para uma nova homologação do software. Só que ele já tinha sido homologado e foram solicitadas seis alterações. A promessa agora é final de agosto, sendo que esta era a previsão para as lojas francas já estarem funcionando.
O novo prazo foi repassado pelo secretário de Administração Aduaneira da Receita Federal, Marcus Vinicius Vidal Pontes, para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação de Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira, deputado estadual Frederico Antunes. O software vai controlar as compras nas lojas francas brasileiras.
São 32 municípios autorizados a ter free shops brasileiros. No Rio Grande do Sul, ficam onze deles: Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Porto Mauá, Porto Xavier, Quaraí, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.
A novela começou em 2012, quando a lei foi aprovada. Desde então, rolaram muitos prazos e regulamentações. Para o consumidor, o que interessa é os free shops começarem a funcionar e, para isso, a nova previsão da Receita Federal é "até o final de 2018".