Está marcada a segunda audiência pública para debater a criação da Zona Franca da Uva e do Vinho. Será na próxima sexta-feira (06), no Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
O projeto de lei 9045/2017 que cria a Zona Franca da Uva e do Vinho tramita na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara Federal. É do deputado federal João Derly e propõe a redução de impostos para produtos derivados da uva e do vinho em 23 cidades da Serra Gaúcha, aos moldes da zona franca de Manaus.
O texto está sendo discutido em locais que seriam beneficiados. Já houve uma audiência pública em Farroupilha.
O setor está animadíssimo com o projeto. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) argumenta que a tributação nos vinhos corresponde a mais da metade do valor do produto. O enoturismo também torce.
- Só o Vale dos Vinhedos recebe mais de 400 mil turistas por ano. Com a redução dos impostos nos vinhos e derivados da uva, podemos dobrar este número de visitantes em pouco tempo, gerando novos empreendimentos, empregos e mais renda na região - destaca a diretora de Infraestrutura da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos), Deborah Villas-Bôas.
Inicialmente, a Zona Franca começaria pelo Vale dos Vinhedos. Assim que as demais cidades criarem suas entidades reguladoras, elas seriam incluídas na iniciativa.