Com o objetivo de criar espaços de trabalho agradáveis, os empresários Walker Massa e Eduardo Keiserman inauguram na semana que vem o projeto UFO, no ParkShoppingCanoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. É a primeira unidade e o pessoal chama este conceito de "workspace".
São 600 metros quadrados com escritórios, pequenos auditórios, mesas para trabalho individual e espaços para alimentação. Uma escola de idiomas voltada para o mundo dos negócios também dará aulas no UFO.
A iniciativa é da empresa EXO, com apoio da Multiplan, dona do shopping de Canoas. Entre os próximos passos, está a entrada no ramo hoteleiro.
- Há uma negociação avançada com uma grande empresa do segmento para a implantação do UFO Host, que incorpora hotelaria. Outro modelo do UFO planejado é o incorporado a prédios empresariais - antecipa o diretor de Inovação do projeto, Walker Massa.
O executivo conversou com a coluna Acerto de Contas sobre os planos da parceria:
Onde fica a sede da empresa?
A empresa responsável pelo UFO é a EXO Inteligência Colaborativa, que possui um escritório de administração em Porto Alegre e equipe de operações que trabalha diretamente no workspace do ParkShoppingCanoas.
Qual foi investimento?
Aproximadamente R$ 2 milhões na estruturação da EXO. Deste valor, R$ 1,2 milhão foi diretamente no UFO Store do ParkShoppingCanoas.
Quando serão abertas as demais unidades? Serão todas iguais?
A EXO prevê implantar até 2019 uma unidade do UFO Host e três unidades do UFO Store. Analisamos outras cidades, com prioridade para São Paulo. Adicionalmente, há também um estudo para lançar uma unidade de "coliving" (moradias colaborativas, onde os espaços de convivência são compartilhados). Todas as unidades terão o mesmo conceito arquitetônico.
A operação de Canoas foi o piloto, então?
Sim. O UFO Store é o piloto do ambiente projetado e que conta com a Multiplan como grande apoiadora. A ideia é também replicar para os outros shoppings da empresa pelo Brasil.
Qual o público projetado por vocês?
O UFO é voltado para atrair empreendedores e empresas que trabalham com criatividade, tecnologia, inovação e design. Startups e scale-ups, jovens, com alto potencial inovador e de escalabilidade e impacto também estarão entre o público que o espaço deseja alcançar. Não apenas empresas, mas também profissionais individuais. O UFO nasce com uma forte vocação para eventos de áreas como inovação, varejo, empreendedorismo, educação e arquitetura.
O que a pessoa paga e pode usufruir no espaço?
O UFO possui planos que vão desde o uso virtual da rede, o uso de estações individuais até o uso de salas privativas. Variam entre R$ 400 e R$ 2.950 mensais. Tem ainda um plano de R$ 79 por 6 horas semanais no espaço rotativo (mobile). Há também valores customizados para cada tipo de evento.
Foi inspirado onde?
Principalmente em ambientes de inovação e coworking Europeus, com forte predominância da arquitetura e ambientação escandinavo, sueco. Entre os cases, estão o Volks Hotel, localizado em Amsterdam, que consiste em uma hotelaria de negócios com um conceito de hotel-design, coworking, PUB bar e vários ambientes que buscam integrar o hóspede. Tem ainda o Downtown Camper, hotel despojado localizado em Estocolmo, que une, em um único ambiente, coworking, atividades empresariais, proposta de gastronomia interessante e ainda oportuniza aos hóspedes que querem explorar a cidade experiências diferenciadas.