A vinda da Havan para o Rio Grande do Sul, principalmente com abertura de lojas, gera algumas polêmicas. Várias, no entanto, se encerram quando o argumento é a geração de empregos.
O plano de expansão até 2022 é atingir 200 lojas em 26 Estados. Com isso, seriam 25 mil empregos. Diretor da empresa de Santa Catarina, Nilton Hang calcula que 10 mil seriam no Rio Grande do Sul, caso se confirme a previsão da Havan de abrir 50 lojas no Estado.
Cada loja emprega de 150 a 200 pessoas, lembra o executivo. Além disso, a Havan pretende construir pequenas centrais hidrelétricas no Rio Grande do Sul.
Na semana passada, a Havan anunciou que Caxias do Sul e Passo Fundo receberão as primeiras lojas da rede catarinense no Rio Grande do Sul. Ainda não foram iniciadas as contratações, o que os leitores da coluna e ouvintes da Rádio Gaúcha perguntam muito. Perguntamos para a empresa, que informa que, quando se aproxima o período de contratações, são criados e divulgados e-mails direcionados para cada município.