Crescendo desde o início do ano, a exportação de calçados esportivos saltou 81%. Esta variação se refere ao faturamento, conforme o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Calçados. São essencialmente tênis para prática de esportes.
Em pares, o crescimento foi menor, embora ainda enorme: +46%. De janeiro a setembro, foram mais de 2,1 milhões de pares de tênis embarcados. Muito da alta do faturamento veio da elevação do preço do calçado esportivo, que aumentou mais de 20%.
Há um motivo interessante para este avanço, que é um recuo da China neste mercado. As fábricas chinesas assombram há anos as indústrias brasileiras de calçados. Só que reduziram a produção em 6% em um ano com o aumento de custos, salienta a Abicalçados.
Rio Grande do Sul
A Abicalçados avalia que os dados de exportação mostram uma consolidação da recuperação nas exportações de calçados. Conforme o levantamento, só o Rio Grande do Sul acumula alta de 2,4% em volume de pares embarcados e de 8,6% no montante de dólares gerados pelas vendas ao exterior.