Com o dobro de vendas, o Magodrive está comemorando um ano de operação em Porto Alegre. Foi no fim de setembro do ano passado que a rede de supermercados passava a oferecer o serviço de venda online para entrega em casa ou para o cliente pegar a mercadoria no drive-thru.
A empresa é o Supermago e foi fundada em 1998, quando Jacinto Machado saiu do emprego em uma rede de supermercados para montar o próprio negócio. Os dois filhos, Rodrigo e Patrícia, saíam da escola, almoçavam na loja, cochilavam e depois ajudavam os pais no trabalho. A empresa tem hoje quatro supermercados e segue com gestão familiar, com os filhos como sócios atuantes e o pai na direção-geral.
— Dividimos bem as tarefas. Nada é feito sem a aprovação dos três — garante a diretora administrativa, Patrícia Machado.
A ideia do Magodrive surgiu quando Rodrigo morava na Itália e tinha dificuldade para fazer as compras porque o transporte era complicado. Voltou ao Brasil em 2010 com a proposta do mercado online. Só que não havia tantos smartphones e o acesso à internet não dava a segurança para criar o negócio. Anos depois, a ideia foi retomada com a parceria de uma startup.
Foram, então, nove meses planejando a operação. Uma gestação. Os filhos garimpam novidades e o pai é cabeça aberta para inovações.
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A operação de venda pela internet é totalmente diferente da loja física. Segundo os diretores, o armazenamento dos produtos precisa ser muito mais aprimorado. Os carros que fazem as entregas têm refrigeração e o produto acaba sendo melhor acondicionado do que quando o cliente vai até a loja.
Mães com bebês em casa ocupam um bom espaço na base de clientes, assim como pessoas que trabalham muitas horas por dia e não têm tempo para "fazer rancho". Além disso, o Magodrive abastece empresas.
Qual a meta para daqui um ano? Aumentar em 120% as vendas retiradas no drive thru ou entregues em casa, apostando em mais formas de pagamento. São mais de 40 bairros atendidos em Porto Alegre e a empresa estuda chegar na Zona Sul em breve.
Quer vender pela internet? Confira as regras essenciais do Magodrive:
- Investir no site. Qualquer distração do consumidor faz perder a venda. A experiência de compra precisa ser sempre aprimorada.
- Evitar problemas na finalização da compra, cuidando das formas de pagamento.
- Bom atendimento da equipe de entrega, que são as pessoas da empresa com quem o consumidor de internet têm contato. Aliás, o Supermago é conhecido no setor de supermercados do Rio Grande do Sul pela qualidade da equipe. Dizem, inclusive, que os funcionários refletem a gentileza e simplicidade dos donos da empresa.
Ouça entrevista com a diretora administrativa do Supermago, Patrícia Machado: