O comércio gaúcho engatou a segunda data de vendas com previsão de alta no faturamento. É o Dia da Criança, que a Fecomércio-RS projeta registrar aumento de 5% na comparação com o ano passado. A projeção é de uma elevação real, ou seja, já descontada a inflação.
No Dia dos Pais, a pesquisa de projeção de vendas já tinha apontado um desempenho positivo. Antes disso, o Natal de 2014 tinha sido a última vez que a entidade tinha apontada alta no faturamento do setor com as vendas.
Os motivos passam por melhora do mercado de trabalho, redução dos juros e queda na inadimplência. Além disso, os preços dos brinquedos tiveram pequena alta, de 2%, o que estimula o consumo. A Fecomércio-RS lembra que estes valores costumam acompanhar o dólar já que boa parte dos produtos é importada.
Mas sem oba-oba! Economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo alerta:
— Longe disso! Esperamos um aumento, mas muito motivado por dois anos de queda nas vendas para o Dia das Crianças.
Presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn lembra do fator demográfico, que já vinha sido destacada nas pesquisas anterior da entidade para a data. Este aspecto limita as vendas para o público infantil.
— Segundo projeções mais recentes do IBGE, entre 2016 e 2017, a população gaúcha com até 14 anos deve cair 1,8%, percentual que chega a uma redução de 20,7% se comparado ao ano 2000 — contextualiza o presidente.