Marcelo Lipatin, centroavante titular do Grêmio no histórico jogo contra o Náutico em 2005, na Batalha dos Aflitos, hoje é consultor técnico do Hope Internacional Futebol Clube, que terá um jogo decisivo neste domingo (6), contra o Toledo, pela semifinal do campeonato paranaense. Se passar pelo adversário, vai conquistar o acesso inédito à segunda divisão estadual.
Este é considerado um passo importante na história do clube, fundado em 2022, com sede em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. O objetivo do Hope é trabalhar com a revelação de jovens jogadores.
O Hope Internacional foi idealizado por Marcelo Lipatin, Ygor Feltrim e Matheus Saroli, filho de Caio Júnior, que faleceu no acidente com o avião da Chapecoense em 2016.
— Hoje o Hope, por exemplo, já foi vice-campeão paranaense da categoria Sub-17, estamos na Série A da categoria Sub-20 do ano que vem, somos semifinalistas da Copa Sul da categoria Sub-17 também e estamos na semifinal da Copa Paraná da categoria Sub-20 — conta Lipatin, que completa:
— Hope significa esperança. A gente traz esperança pros meninos, por esse tempo maior de espera de amadurecimento deles, onde a gente não somente investe na parte esportiva, mas na parte pessoal, de princípios e valores. Mais 50% dos atletas são formados na casa, desde pequenos. Nós começamos desde o futsal com crianças de oito anos, depois temos o campo a partir dos 10.
O jogo contra o Toledo será no domingo, às 15h30min, no Estádio Atílio Gioneids. A partida de volta será na casa do adversário. A outra semifinal será disputada entre Arapongas a Batel. Os finalistas estarão classificados para a Segundona de 2025.
Depois que saiu do Grêmio, o uruguaio Lipatin jogou ainda em Portugal por Marítimo, Nacional e Trofense. Encerrou a carreira no J. Malucelli e fixou residência em Curitiba. Na Batalha dos Aflitos, iniciou a partida como titular e saiu aos 36 minutos do segundo tempo. Em entrevista a coluna, ele relembra:
— Um jogo aflito lá no Estádio dos Aflitos. Para mim aquele foi bem característico daquilo que é o Grêmio. Fomos abençoados por Deus de ter vivido e feito parte desse grupo.