O atacante Tetê, do Shakhtar Donetsk, conseguiu deixar a Ucrânia. No sábado (26), ele cruzou a fronteira, e agora está na Polônia. A saída de Kiev foi feita com o auxílio da Igreja Universal. Junto com ele, também viajaram os atletas do UCSA, clube que é administrado pelo empresário Pablo Bueno.
Os demais jogadores brasileiros do Shakhtar também conseguiram deixar a Ucrânia no final de semana, após auxílio conjunto de Itamaraty, UEFA e Federação de Futebol da Ucrânia. Nomes como Pedrinho e Júnior Moraes estão na Romênia e devem voltar em breve para o Brasil.
No caso de Tetê, ele ainda deverá permanecer nesta semana em Varsóvia. O objetivo é aguardar para ver o que vai acontecer na Ucrânia. Existe a possibilidade de voltar para Porto Alegre, mas isto não está definido.
Sobre o futuro profissional, ainda é cedo para saber o que vai acontecer. O Grêmio monitora a situação, mas não existe nenhuma negociação em andamento. Se houver a chance de empréstimo sem custos, obviamente algo poderá avançar. Tetê vê com bons olhos esta possibilidade. Mas, antes de saber como ficará a situação na Ucrânia, nada poderá ser feito.