Diego Armando Maradona, um dos maiores nomes da história do futebol mundial, morreu no dia 25 de novembro de 2020. A despedida, em um velório que reuniu milhares de fãs em Buenos Aires, foi triste e emocionante. Os lances de genialidade do argentino ficaram eternizados.
Para os gaúchos, algumas recordações importantes foram novamente noticiadas. Como o dia 25 de junho de 1980, quando Maradona, jogando pelo Argentinos Juniors, enfrentou o Grêmio em um amistoso no Olímpico. Na época com 19 anos, já tinha o status de craque do Mundial sub-20 de 1979.
Em 1982, contratado pelo Barcelona, enfrentou o Inter, no Camp Nou, pelo troféu Joan Gamper. Em 2014, Maradona esteve em Porto Alegre para acompamhar Argentina x Nigéria, no Beira-Rio, pela Copa do Mundo.
Mas em uma outra ocasião o craque recebeu um convite para jogar no estado. Em 1999 o São José tentou trazer Maradona para atuar em algumas partidas do Gauchão. Naquele ano, o centroavante Careca, inseparável parceiro do argentino nos tempos de Napoli, jogou no Zeca.
Na época, o time contratou jogadores conhecidos no estado, como Luís Eduardo, Sergio Winck, Fabio De Los Santos e Nildo. O consagrado Careca, já com 38 anos e no seu último ano de carreira, chegou para ser a estrela do time. No currículo, sete gols em nove jogos em duas Copas pela Seleção Brasileira. E títulos de grande relevância por São Paulo e Napoli.
Quando chegou no Passo D'Areia, Careca colocou na cabeça que queria trazer também Maradona, depois de seis temporadsa de parceria na Itália. O argentino, que estava com 39 anos, tinha encerrado a carreira em 1998 no Boca Juniors.
O centroavante desejava que Maradona jogasse algumas partidas por aqui. Depois de reuniões com dirigentes do São José e patrocinadores, se chegou ao valor que seria possível pagar pelo cachê. Se não fosse possível jogar, o objetivo era pelo menos ter ele em Porto Alegre para visitar o velho amigo e ver algumas partidas.
Ao lado de Francisco Novelletto, na época vice de futebol do time, Careca ligou para Maradona. Os três conversaram demoradamente. Sobre vários assuntos. Futebol, lugares para morar, restaurantes e festas. O craque fez várias perguntas sobre Porto Alegre, mas recusou o convite. Agradeceu Careca, porém voltar a jogar estava fora dos planos.
Na época, Maradona fazia aparições em eventos, recebendo cachês de alto valor. Logo depois ele iniciou o seu tratamento contra as drogas em Cuba. Já por aqui, Careca atuou em seis jogos, mas não marcou pelo São José, que chegou até as quarta de finais. O campeão do Gauchão de 1999 foi o Grêmio, com um show de Ronaldinho Gaúcho na final contra o Inter.