Hoje técnicos, Renato Portaluppi e Maradona se enfrentaram como jogadores, no antigo Estádio Olímpico. O amistoso entre Grêmio e Argentinos Juniors, dia 26 de junho de 1980, terminou 1 a 0 para o time da casa. Foi a única vez que "El pibe" atuou em solo gaúcho. Fotos que mostram o ídolo antes da partida circularam nas redes sociais de torcedores gremistas.
O então presidente tricolor Hélio Dourado inaugurava a reforma no Estádio Olímpico, que ostentava um novo anel de arquibancada superior. Para coroar a obra, um torneio que reuniu Vasco, River Plate, Argentinos Juniors e Grêmio.
A obra havia começado em 1977, e aumentou a capacidade do estádio a ponto de registrar público recorde de 98.471 pessoas, em 1981.
"El pibe de oro"
Aos 20 anos de idade, Maradona era uma promessa em afirmação. No Olímpico, foi marcado de perto por Victor Hugo e não conseguiu desenvolver seu futebol ágil e incisivo. Apesar de não ter jogado a Copa de 1978, na Argentina, Dieguito já havia sido artilheiro do campeonato nacional em 1978 e 1979. O talento do canhoto seria levado para o Boca Juniors no ano seguinte.
"O homem gol"
Em campo, um promissor camisa 7 chamado Renato Portaluppi começava a figurar entre os titulares do Grêmio pela ponta direita. O então guri de 18 anos jogou os noventa minutos da partida, mas o gol da vitória tricolor foi marcado por Jorge Leandro.