Maior símbolo de paixão entre fãs e um ídolo na história do futebol, Diego Maradona morreu nesta quarta-feira (25) na região metropolitana de Buenos Aires após uma parada cardiorrespiratória. Ao longo dos 21 anos de sua carreira como jogador, o astro argentino teve a dupla Gre-Nal como adversária. Foi um jogo contra o Grêmio e outro diante do Inter, no começo dos anos 1980.
A primeira vez que Maradona enfrentou um dos clubes gaúchos foi em 25 de junho de 1980, a única partida que disputou em Porto Alegre. Então com 19 anos, Diego já havia sido artilheiro do Campeonato Argentino em cinco oportunidades e vinha da conquista do Mundial Sub-20 com a Argentina em 1979, um ano após ter ficado fora da lista final do técnico César Luis Menotti para o Mundial vencido pela seleção no seu país.
O jogo entre Grêmio e Argentinos Jrs. fez parte do festival de reinauguração do Estádio Olímpico. Maradona já era tratado como estrela, e o clube argentino cobrava gordos caches (para a época) para disputar amistosos com a presença do camisa 10. Naquela ocasião, a presença de Maradona no jogo custou US$ 10 mil.
Mesmo que mostrasse o talento que viria a encantar o mundo anos depois, Maradona viu seu time ser derrotado pelo Grêmio por 1 a 0, gol de Jorge Leandro. A edição de esportes de Zero Hora destacou a atuação de Victor Hugo na marcação de Maradona para impedir que o argentino pudesse evitar a vitória gremista. A partida não teve transmissão de televisão e não há imagens em vídeo, apenas as fotos daquela única noite de Maradona em gramados gaúchos.
Maradona contra o Inter no Camp Nou
O Inter viajou à Europa para duelar com Maradona. Em 1982, o Colorado foi um dos convidados do Troféu Joan Gamper, tradicional torneio em homenagem ao membro fundador e ex-presidente do Barcelona, que naquele ano tinha a marca especial de ser a estreia de Diego Maradona no clube.
Em 24 de agosto de 1982, Maradona pisou no Camp Nou para seu primeiro jogo com a camisa azul grená diante de um organizado Inter, que conseguiu segurar o 0 a 0. Como o confronto valia vaga na final do torneio, houve cobranças de pênaltis.
O argentino foi o único jogador do time catalão a acertar sua cobrança. Com quatro pênaltis convertidos, o Inter venceu a disputa e foi para a decisão, onde bateu o Manchester City e ficou com a taça.
Maradona esteve em Porto Alegre pela última vez em 2014, quando viajou para acompanhar a partida entre Argentina e Nigéria pela Copa do Mundo, no Beira-Rio.