Após o encerramento da carreira, Germán Herrera, ex-atacante do Grêmio, está se preparando para ser técnico. A despedida como atleta profissional foi em 2019, no Rosario Central, mesmo clube em que despontou para o futebol.
Na carreira, teve passagens ainda por San Lorenzo, Real Sociedad (Espanha), Corinthians, Botafogo, Emirates Club (Emirados Árabes) e Vasco. Além dos gols, o argentino deixou uma boa imagem, com seu espírito aguerrido, pelos clubes em que passou.
Aos 36 anos, Herrera está se preparando para a nova carreira que vem pela frente. De Rosario, na Argentina, onde está morando ele bateu papo com o colunista.
Como está a preparação para a carreira de técnico?
Me aposentei há pouco mais de um ano aqui mesmo no Rosario Central, que é o clube do meu coração, onde fiz as categorias de base e iniciei a carreira. Neste ano, comecei o curso de técnico em uma escola da AFA (Associação de Futebol Argentino). Estou estudando para melhorar e me capacitar para o futuro. A minha ideia, em um primeiro momento, é não trabalhar na primeira divisão do futebol profissional. No início pretendo me dedicar mais ao futebol de base, porque quero ficar um pouco mais na minha cidade. E o futebol profissional exige muitas viagens e trocas de clubes. Agora é importante ficar perto da família.
E como está a vida em Rosario?
Estou muito bem. Toda a minha família mora aqui, e a família da minha esposa também. Isto é importante. As crianças estão sempre com os parentes. Primeiro, preciso me capacitar. Depois, se Deus quiser, vou trabalhar no Rosario Central. Tenho um nome feito na cidade, no clube e com certeza alguma oportunidade vou ter.
A relação com o torcedor do Grêmio sempre foi muito boa. Quais são as lembranças de Porto Alegre?
Tenho muitas lembranças boas. O Grêmio me abriu as portas para o futebol brasileiro. Era tudo desconhecido, eu tinha apenas 23 anos e eram poucos estrangeiros no Brasil. O clube foi muito importante na minha carreira. O torcedor sempre me abraçou e deu apoio. Eu também sempre me dediquei muito, como em todos os outros clubes. Agradeço muito ao Grêmio.