Após a reunião de 13 de maio, quando os clubes aprovaram a retomada do Gauchão entre o final de julho e o início de agosto, ficou a expectativa se de fato isso ocorrerá. Então, é importante atualizar esta situação e o que está ocorrendo na tentativa da volta dos jogos.
A proposta prevê, além da previsão de data de retorno, algumas alterações como a autorização de novas inscrições e o cancelamento do rebaixamento. Por isso, além da liberação das autoridade sanitárias, é preciso que estas mudanças sejam aprovadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva.
Sobre o TJD, já houve um contato prévio. Durante esta semana, será dado o próximo passo para avançar nesta questão e confirmar com o tribunal as alterações de regulamento.
Somente após esta etapa, será retomado o contato com o governo do Estado. Isso não foi realizado ainda. Até porque faltam dois meses para a tentativa de retomada do Gauchão, no melhor cenário apresentado.
Será preciso ainda aguardar boas notícias no trabalho de controle ao coronavírus para ter a confirmação da retomada do Gauchão. Por isso, a previsão é esta. Primeiro, os contatos com o TJD e depois com o governo. O objetivo é deixar tudo pronto, alterações de fórmula, equipes de sobreaviso, faltando como última etapa apenas a liberação das autoridades sanitárias.