Que o Napoli já conversou com Everton é fato. O clube italiano procurou o Grêmio e pediu autorização para fazer contato com o jogador e saber sobre seu interesse de atuar no "Calcio".
Esse foi um primeiro passo para uma possível negociação, que ainda não chegou ao mais importante: números. Porém, a imprensa italiana afirma que o clube napolitano irá apresentar uma proposta aos gaúchos nos próximos dias.
Neste domingo (24), o site Calciomercato reproduz uma entrevista do empresário Márcio Cruz, que representa o atacante, ao CalcioNapoli24. A manchete é forte: "Agente de Everton: 'Discorso avviato col Napoli un mese fa e lui direbbe sì. Non teme un flop come Paquetà'. Em uma tradução livre "Agente de Everton: a conversa com o Napoli começou há um mês e ele diria que sim. Não temo um fracasso como Paquetá".
Procurado pela reportagem de GaúchaZH, Cruz nega ter feito tal afirmação sobre o meia Lucas Paquetá, hoje jogador do Milan. Segundo ele, suas palavras foram distorcidas.
— Problema de vocês (imprensa) é que falamos uma coisa e colocam do jeito que vocês interpretam. Em nenhum momento falei do fracasso do Paquetá, até porque não tenho o direito de falar de outros atletas — disse.
O jornalista italiano Pasquale Cacciola, que fez a entrevista afirmou que ao ser questionado sobre um possível fracasso de Everton na Itália, assim como ocorreu com Paquetá, Márcio Cruz disse "não temer nada, até porque cada jogador é uma história em si e que isso é uma questão de caráter, adaptação e em termos de idade e características, sou da opinião de que o Everton é realmente perfeito para a Europa".
Sobre a negociação envolvendo Grêmio, Napoli e Everton, o empresário disse que não iria comentar sob a mesma alegação, mesmo que tenha sido convidado para falar "ao vivo" na Rádio Gaúcha e dar sua versão sobre a possível transação e esclarecer o assunto Lucas Paquetá, se achasse necessário.
A indignação do agente não é a primeira que envolve alguma das partes. Durante a semana, a Gazzetta dello Sport, da Itália, informou que o presidente do Napoli, Aurelio De Laurentiis, ficou irritado com a divulgação de que as conversas com o jogador foram confirmadas pelas partes, pois teme um inflacionamento do negócio.
Na Itália, para o CalcioNapoli24, Marcio Cruz confirma a conversa do Napoli com o jogador, após autorização do Grêmio, mas garante que é algo inicial e que não existe pressa.
— Eu li muitas notícias e a primeira coisa que quero dizer é que a imprensa está dando grande ênfase ao assunto (negociação). O interesse do Napoli é verdadeiro. Uma conversa foi iniciada, sim — relatou.
O representante garantiu que Everton teria interesse em defender as cores do clube italiano.
— Ele aceitaria com grande entusiasmo, porque é um campeonato importante e um clube de tradição absoluta, com torcedores fantásticos. Everton conhece bem o contexto, assim como todos nós que trabalhamos com futebol. Mas não dá para dizer que ele está ansioso por um desfecho rápido.
O Grêmio é detentor de 50% dos direitos econômicos do jogador. Os outros 50% são divididos entre o investidor Celso Rigo (10%), o ex-agente do atacante, Gilmar Veloz (30%), e o Fortaleza (10%).
Até o momento, a direção gremista garante não ter recebido nenhuma proposta oficial. Porém, o clube gaúcho está disposta a ouvir ofertas por seu principal jogador.