Com as competições continentais paralisadas por causa da pandemia do coronavírus, o Mundial de Clubes da Fifa deverá sofrer alteração de data. Por enquanto, o torneio segue marcado para dezembro, no Catar.
Até agora, a Fifa confirmou o adiamento de três competições previstas para 2020: Copa do Mundo de Futsal, Copa do Mundo sub-17 de Futsal e Copa do Mundo sub-20 de Futebol Feminino, que agora serão realizadas em 2021.
Sobre o Mundial, a entidade ainda reluta em confirmar a alteração, mas internamente esta é praticamente uma certeza.
Por enquanto, nenhum continente tem representante confirmado. Na Europa, a Liga dos Campeões está nas oitavas de finais, e existe a possibilidade de retomada até o final do ano. Na América Central e do Norte, a competição está nas quartas de finais, mas a situação nos Estados Unidos é muito complicada. Na África, o torneio está nas semifinais. Na Oceania, existe chance de conclusão. Mas na Ásia, a Liga dos Campeões teve apenas duas rodadas realizadas.
É a mesma situação da Libertadores, que deverá ser finalizada apenas em 2021. Diante do quadro atual, não resta outra alternativa a não ser adiar o Mundial. O desafio será achar uma nova data. Na metade do ano que vem, o calendário já está reservado para Eurocopa e Copa América e, desta forma, o Mundial teria que ser realizado entre março e maio. Se ficar para maio, ainda há o problema das altas temperaturas no Catar.
Já o Mundial de 2021, novidade preparada pela Fifa, com 24 clubes, teve o seu adiamento confirmado. A nova data ainda não foi divulgada, mas provavelmente será em junho de 2022, na China. O que falta agora é saber como ficará o Mundial de 2020.