
A Conmebol segue sem divulgar o resultado do julgamento dos oito jogadores expulsos (Caio Henrique, Luciano, Pepê, Paulo Miranda, Cuesta, Moisés, Edenilson e Praxedes) no Gre-Nal de 12 de março, pela Libertadores, na Arena. E a tendência é que isto não ocorra nas próximas semanas. Mas o mistério tem explicação.
A informação que recebi é de que existe uma avaliação de que não faz sentido emitir qualquer comunicado com as competições paralisadas. Normalmente, as penas aplicadas têm a previsão de multa aos clubes.
Não seria justo fazer esta cobrança em um momento de enorme dificuldade para todos os envolvidos no futebol. Desde 19 de março, o Tribunal de Disciplina não divulga resultados dos julgamentos.
Exatamente por essa crise, a Conmebol liberou US$ 14 milhões (cerca de R$ 82 milhões) do Fundo Evolução para serem divididos pelas 10 associações membros do continente, e pede que esta verba seja repassada aos clubes.
Sobre a volta da Libertadores, a Conmebol descarta completamente a possibilidade da retomada da competição em sede única. O objetivo ainda é a manutenção da fórmula. A entidade entende que se for possível recomeçar o torneio em setembro, é possível a conclusão até dezembro.