O Grêmio, já classificado para Libertadores de 2020, deverá novamente ser cabeça de chave da competição. Para isso, só falta uma coisa: garantir a vaga direta, terminando no G-6 do Campeonato Brasileiro.
Os oito cabeças de chave da Libertadores são definidos através do ranking da Conmebol. Para a edição de 2020, essa lista será divulgada apenas um pouco antes do sorteio, marcado para 17 de dezembro, no Paraguai.
Mas, pelos critérios da entidade, já é possível saber o que vai ocorrer. Na última atualização, em dezembro de 2018, o Grêmio estava em terceiro lugar, atrás apenas de River Plate e Boca Juniors. Na próxima divulgação, o Tricolor vai se manter entre os primeiros colocados, já que o ranking é feito com base em três critérios: performance nos últimos 10 anos da Libertadores, coeficiente histórico (com pontuação de 1960 a 2009) e desempenho nos campeonatos nacionais.
No próximo ranking, o Grêmio terá a pontuação de semifinalista da Libertadores de 2019 e vai se manter entre os primeiros colocados, assim como River Plate (vice) e Boca Juniors (semifinalista). O Flamengo, que na edição do ano passado apareceu em 30° lugar, deverá dar um salto considerável, e como campeão de 2019, vai direto para o Grupo A.
A vaga direta do Grêmio na fase de grupos poderá ser confirmada neste domingo, com uma vitória diante do São Paulo.