A rivalidade Gre-Nal terá novos capítulos — indiretos — nas próximas duas semanas. O Inter ainda briga por vaga na Libertadores de 2020 e, se não conta com isso abertamente, pelo menos pode ser beneficiado por bons resultados do maior rival. Nas três rodadas decisivas do Brasileirão, o Grêmio encara São Paulo e Goiás, adversários diretos do Colorado por um lugar no torneio continental da próxima temporada — seja nas fases preliminares ou na etapa de grupos.
Já neste domingo (28), o Grêmio encara o São Paulo. Ao mesmo tempo em que o jogo é importante para o time de Renato Portaluppi, que tem a chance de garantir a vaga direta na fase de grupos, também serve para as pretensões da equipe de Zé Ricardo. O São Paulo está três pontos na frente do Inter — diferença que pode aumentar nesta quinta-feira — e é a linha de corte da classificação direta.
Depois da derrota para o Athletico-PR, Renato destacou que o Grêmio segue firme nos seus objetivos na competição:
— Quem tem de ficar desesperado é quem está lá atrás, brigando por G-6, quem talvez nem vá entrar no G-6. O Grêmio, com uma vitória, está no G-4. Então é muita tranquilidade nessas horas.
A chance de o Grêmio ajudar o Inter se repete — dependendo das circunstâncias até lá — na última rodada do Brasileirão. O Grêmio vai a Goiânia e encara o Goiás, adversário direto do Inter na briga por vaga na fase preliminar. Neste momento, após vencer no Beira-Rio, o time goiano está apenas dois pontos atrás do Inter.
Antes de perder para o Goiás, Zé Ricardo havia destacado:
— O campeonato está bem equilibrado, qualquer detalhezinho pode fazer a diferença.
Os jogos restantes para Grêmio e Inter no Brasileirão
36ª rodada
Botafogo x Inter
Grêmio x São Paulo
37ª rodada
São Paulo x Inter
Grêmio x Cruzeiro
38ª rodada
Inter x Atlético-MG
Goiás x Grêmio