O Grêmio foi derrotado pelo Athletico-PR por 2 a 0 na noite dessa quarta-feira (27), na Arena da Baixada, em jogo que teve uma de suas piores atuações na temporada. O resultado fez o Tricolor adiar a confirmação matemática da classificação para a fase de grupos da Libertadores de 2020.
Apesar da derrota, a situação gremista ainda é confortável. A vaga direta poderá vir já na próxima rodada em caso de vitória sobre o São Paulo, no domingo, (1º), na Arena. O Tricolor Paulista é atualmente o sexto colocado – cinco pontos atrás do time de Renato Portaluppi. O Grêmio ainda irá enfrentar Cruzeiro (C) e Goiás (F) nas duas últimas rodadas.
A má atuação da equipe na Arena da Baixada foi admitida por Renato Portaluppi. O treinador, porém, tratou de ressaltar a condição ainda favorável que o Grêmio se encontra no G-4.
— O maior problema no momento é a gente colocar o clube no G-4. Esse é o nosso objetivo e estamos trabalhando para isso. Faltam três rodadas e o Grêmio está bem colocado. Eu disse que eram rodadas decisivas para a gente. A gente sabe que vai ganhar, vai tropeçar, mas o mais importante de tudo é que o Grêmio segue no G-4 — disse o treinador, que mostrou até um tom provocativo em sua entrevista.
— Quem tem de ficar desesperado é quem está lá atrás brigando pelo G-6 ou que nem vai ficar no G-6. O Grêmio está brigando pelo G-4. Quem sabe uma vitória no domingo, que será difícil, o Grêmio já se garante no G-4 — completou. Vale lembrar que o Inter se complicou na briga por vaga na pré-Libertadores com a derrota para o Goiás, no Beira-Rio.
— Só dependemos de nós mesmos. Temos dois jogos em casa e totais condições de colocar o Grêmio já na fase de grupos da Libertadores — reforçou o volante Matheus Henrique.
Multa para Diego Tardelli
Não apenas a atuação ruim do Grêmio foi nota negativa na noite em Curitiba. A expulsão de Diego Tardelli logo após o segundo gol do Athetico-PR, por chutar Nikão, foi algo que incomodou Renato Portaluppi, que confirmou punição para o atacante.
— Foi um lance infantil dele. Ele já pediu desculpa para o grupo, mas a regra é para todos. Vai ter a punição, vai ter a multa. Já é difícil um jogo 11 contra 11 e nós estávamos perdendo — reconheceu.
O diretor de futebol gremista Alberto Guerra também comentou a situação de Tardelli. O atacante, principal contratação gremista na temporada, não teve sua permanência no clube para 2020 assegurada pelo dirigente.
— O Diego Tardelli teve altos e baixos no ano. Ele vinha se recuperando, nos ajudou nos últimos jogos com gols e passes. Ele teve hoje uma atuação abaixo, ele mesmo se desculpou. Depois que atingirmos o objetivo de ficar no G-4 iremos fazer as nossas avaliações — respondeu ao ser questionado sobre o futuro do atacante.
Para o jogo contra o São Paulo no domingo (1º), Renato Portaluppi terá, além de Tardelli, o desfalque de Matheus Henrique, suspenso pelo terceiro amarelo. Léo Moura e Maicon, preservados na quarta-feira, devem retornar ao time.