Com a lesão de Leonado Gomes, seria importante para o Grêmio contratar um novo lateral-direito, já que Galhardo, o titular do momento, provoca desconfiança na torcida, e Léo Moura, que está tendo uma temporada com muitas lesões, não tem a permanência garantida para 2020.
Diante deste cenário, a chegada de um jogador desta posição para os jogos decisivos contra o Flamengo seria muito importante. Porém, isso é muito difícil pela falta de alternativas de de jogadores de qualidade que possam ser inscritos na Libertadores.
Se não for possível trazer um novo lateral para a competição, não resta dúvida que será preciso ter mais um atleta para abrir a próxima temporada. A lesão de Leonardo Gomes não foi simples, e ele não terá condições de atuar nos primeiros meses de 2020.
Um jogador que pode ser uma alternativa viável é Edilson. É verdade que ele teve uma saída polêmica no início de 2018, forçando a barra para ser liberado para jogar no Cruzeiro, o que provocou um certo desgaste na relação com a torcida.
Mas na metade de 2018, o lateral mostrou sinais de arrependimento. Em uma entrevista ao programa Bola nas Costas, da Rádio Atlântida, ele disse a seguinte frase:
— Carinho e gratidão pelo Grêmio vão ser eternos. Espero que eu volte o mais rápido possível, porque aqui, realmente, é a minha casa.
A declaração provocou polêmica em Belo Horizonte, e ele teve de dar satisfações para a torcida do Cruzeiro.
Edilson não pode jogar a Libertadores de 2019 por outro clube, afinal disputou quatro jogos pelo Cruzeiro. Mas no Campeonato Brasileiro ele atuou em apenas seis partidas. Portanto, está liberado para ser utilizado por outro time em caso de uma transferência, caso não complete o sétimo jogo.
Em Belo Horizonte, a situação não parece boa para o lateral. A relação dos jogadores mais experientes com o técnico Rogério Ceni já está desgastada. Não existe nenhuma informação concreta de negociação em andamento, mas me parece que esta seria uma saída boa para todos. Para o Cruzeiro, que pretende reformular o elenco. Para o Grêmio, que precisa de um novo lateral. E para o jogador, que precisa recuperar espaço. Claro que ele teria que aceitar uma redução salarial.