A procura do Grêmio por um novo volante tem explicação. O segundo semestre deverá ser de muitas convocações para Matheus Henrique. A CBF vai utilizar as três datas Fifa para amistosos da seleção brasileira olímpica.
A postura da entidade ficou clara durante o Torneio de Toulon. Defender a medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio, em 2020, é considerado algo extremamente importante. Só que para chegar lá, é preciso conquistar a vaga. O título no Rio de Janeiro, em 2016, não classificou o Brasil automaticamente.
O Pré-Olímpico será disputado em janeiro de 2020, na Colômbia. E a CBF quer uma seleção bem preparada para garantir a vaga. Por isso, vai utilizar em 2019 todas as datas Fifa disponíveis.
E esta notícia é um problema para o Grêmio. Matheus Henrique é considerado um nome fundamental no projeto olímpico da CBF. O presidente da entidade, Rogério Caboclo, já avisou que não pretende abrir mão da presença dos principais atletas durante a preparação.
O Grêmio ainda vai tentar a liberação do volante em datas pontuais. Como não é certo que terá sucesso no pleito, está buscando um novo jogador que possa fazer esta função, com poder de marcação e qualidade na saída de bola. No segundo semestre, oito rodadas do Campeonato Brasileiro estão programadas para o mesmo período das datas Fifa:
DATAS FIFA
- 02/09 à 10/09 – (2 rodadas do Brasileiro – São Paulo (F) e Cruzeiro (F)
- 07/10 à 15/10 – (4 rodadas do Brasileiro – Corinthians (C), Ceará (C), Atlético-MG (F) e Bahia (C)
- 11/11 à 19/11 – (2 rodadas do Brasileiro – Chapecoense (F) e Flamengo (C)
Além disso, as finais da Copa do Brasil estão programadas para 4 e 11 de setembro. Na Libertadores, as semifinais estão previstas para 1° e 2 de outubro e 22 e 23 de outubro (datas próximas aos amistosos da seleção olímpica) e a final irá acontecer no dia 23 de novembro.