Depois do fracasso no último Sul-Americano sub-20, quando a seleção brasileira sequer conseguiu a classificação para o Mundial da categoria, a CBF decidiu mudar o perfil de técnico do time. Nos últimos anos, nomes conhecidos apenas nas categorias de base comandaram a equipe. Neste último torneio, no Chile, Carlos Amadeu foi o treinador. No final de fevereiro, ele foi demitido.
Agora, a aposta será em um profissional experiente. O nome escolhido pela CBF para comandar a seleção brasileira sub-20 é Ney Franco. Aos 52 anos, já treinou clubes como Flamengo, Botafogo, Coritiba e São Paulo.
Além disso, foi técnico da própria seleção sub-20. Isto ocorreu em 2011, justamente no último título sul-americano conquistado pelo Brasil, em um time que contava com Neymar como grande estrela. Naquela convocação, o grupo tinha cinco jogadores da dupla Gre-Nal (Oscar, Juan, Romário, Saimon e Fernando).
No mesmo ano, sem Neymar, Ney Franco comandou a seleção sub-20 no título mundial da categoria, na Colômbia. Na final, vitória por 3 a 2 contra Portugal, com direito a atuação histórica de Oscar, ex-Inter, que marcou três gols. Henrique Almeida, que depois passou pelo Grêmio, foi o Bola de Ouro (melhor jogador) e Chuteira de Ouro (artilheiro) daquela competição.
Um nome deste porte para comandar a base é considerado fundamental. Em 2020, o Brasil defende a medalha de ouro na Olimpíada do Japão. Antes, terá que conseguir a vaga no Pré-Olímpico, na Colômbia.
O objetivo da CBF é anunciar Ney Franco nos próximos dias para assumir este projeto.