Em 2019, novamente a seleção brasileira sub-20 está fracassando no sul-americano da categoria. A competição está sendo disputada no Chile, e o time do técnico Carlos Amadeu tem um empate e duas derrotas. Neste momento, o Brasil é o lanterna do hexagonal final.
Nas últimas três edições, o retrospecto é o seguinte: em 2013, foi eliminado na primeira fase, nem chegou ao hexagonal. Em 2015, ficou em quarto lugar. E, em 2017, apenas na quinta colocação. Ou seja, nas últimas três edições, somente em 2015 conseguiu classificação para o Mundial da categoria.
O último título sul-americano foi em 2011, quando a competição foi disputada no Peru. A seleção tinha um timaço, liderado por Neymar, e nomes como Casemiro, Oscar e Lucas Moura. Philippe Coutinho foi convocado, mas cortado por lesão. Além disso, cinco atletas que atuavam na dupla Gre-Nal naquele ano.
Do lado do Inter, os zagueiros Juan e Romário, e o meia Oscar. Do Grêmio, o zagueiro Saimon e o volante Fernando.
Hoje, Juan está na Roma (Itália), Romário atua no Metropolitano (SC) e Oscar é jogador do Shangai (China). Saimon acertou com o São Caetano (SP) e Fernando segue no Spartak (Rússia).
Na última rodada do torneio, o Brasil atropelou o Uruguai por 6 a 0, com uma atuação memorável de Neymar, em Arequipa, no sul do Peru.
O técnico era Ney Franco, que escalou o seguinte time naquele jogo: Gabriel, Danilo, Saimon, Juan e Alex Sandro; Casemiro, Fernando, Lucas e Oscar; Neymar e Willian.
Coma lesão de Bruno Uvini, Saimon terminou o torneio como capitão e levantou o troféu de campeão. O último título da Seleção Brasileira sub-20.