A história de Walter é incrível. Tem um talento impressionante, mas com os problemas extracampo com excesso de peso que não permitem que ele tenha um destaque maior.
O ex-centroavante do Inter abre 2019 em busca de um clube. Mas isto não significa que ele está desempregado. Walter ainda tem contrato com o Porto. O clube português pagou seis milhões de euros ao Inter, em 2010, para contratá-lo.
O que explica o fato de ainda ter contrato em vigência é o número de empréstimos realizados desde 2010. Walter foi emprestado simplesmente oito vezes. Passou por Cruzeiro, Goiás, Fluminense, Athletico Paranaense, novamente Goiás, Atlético Goianense, Paysandu e CSA.
Em 2015, quando estava em alta, o Porto imaginou que o jogador teria potencial de venda e renovou o seu contrato antes do empréstimo ao Athletico. O vínculo vai até a metade deste ano e o salário está na casa dos R$ 200 mil mensais. Quando é emprestado, o salário é dividido com o clube português.
Após terminar a última temporada no CSA, Walter negociou com o São Bento, de Sorocaba, mas não acertou. Pelo currículo, é possível perceber que o nível de clubes em que atua está caindo. E a partir deste ano vai acabar o conforto do salário alto garantido. Aos 29 anos, ele terá uma temporada decisiva.