O caminho para a dupla Gre-Nal conseguir chegar ao Mundial de Clubes da Fifa poderá se abrir. Isso porque a Conmebol está preparando os detalhes finais da sua proposta de novo formato do torneio. E o plano é aumentar de um para quatro os representantes da América do Sul na competição.
Na concepção da Conmebol, o número total de participantes do Mundial deve passar para 14 clubes, o dobro do número atual. O sonho da entidade é colocar quatro equipes filiadas à entidade sul-americana na nova fórmula. O critério de definição seria o seguinte: vaga para o campeão e vice da Libertadores, e para o campeão e vice da Copa Sul-Americana.
Desta maneira, aumentariam as chances dos times brasileiros, incluindo a dupla Gre-Nal. Chegando à final, vaga garantida. Até mesmo em caso de eliminação na primeira fase da Libertadores, haveria chance de chegar ao Mundial. Os terceiros colocados da fase de grupos são direcionados para a Copa Sul-Americana, de onde finalistas também teriam vaga no Mundial.
A proposta da Conmebol é de um torneio anual, já a partir de 2019, com 14 clubes (quatro da Europa, quatro da América do Sul, e seis dos outros continentes). A fórmula seria com confrontos em mata-mata desde o início, sendo que as equipes mais importantes entrariam na segunda fase.
Para aprovar o projeto, não se descartaria também diminuir de quatro para três os representantes da América do Sul. Neste caso, teriam vaga o campeão e vice da Libertadores e campeão da Copa Sul-Americana.
O estudo será apresentado na reunião da força-tarefa da Fifa, no dia 21 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O objetivo é avançar com esta questão no Congresso da entidade, nos dias 14 e 15 de março, em Miami.