As atitudes de Maradona durante a Copa do Mundo estão trazendo uma preocupação enorme para a Fifa. No jogo contra a Nigéria, o craque argentino fez gestos obscenos para comemorar o gol de Rojo, e logo depois teve que ser carregado após passar mal nos camarotes do Estádio de São Petersburgo.
O mal-estar é ainda maior porque Maradona está na Rússia como convidado especial da entidade. Ele faz parte de um programa de lendas, com craques históricos para promover o torneio.
Logicamente, o seu comportamento está sendo reprovado. Nos bastidores, o temor é que ele possa fazer algo ainda pior nos próximos jogos. Começando por este sábado, quando a Argentina enfrenta a França, em Kazan.
Por isso, o sinal de alerta foi ligado. Nesta sexta-feira, em um evento em Moscou, o diretor de competições e eventos da Fifa, Colin Smith, mandou um recado direto:
– Maradona é um dos maiores da história. Os jogadores que construíram a história do futebol devem estar aqui. Mas nós esperamos que os atletas antigos se comportem com respeito pela regra para todos os torcedores.
Neste sábado, portanto, a Argentina tenta, dentro de campo, a sua classificação para as quartas de final. Mas fora de campo, nos camarotes, a Fifa estará de olho em Maradona.