A mudança tática já está se tornando rotina nos jogos do Grêmio. Renato desloca Ramiro do meio-campo para a lateral, e coloca outro jogador, muitas vezes Alisson, para dar um poder ofensivo maior ao time.
Ramiro é uma afirmação na equipe , um atleta incontestável e que dá o ponto de equilíbrio ao time. Em tese, não há porque mexer na sua função, a não ser em caso de necessidade.
Mas parando para pensar com calma, chama a atenção que ele tem absolutamente todas as características necessárias para ser um ótimo lateral. Grande capacidade de marcação, velocidade, chegada na frente com qualidade, cruzamento eficiente, e agora ainda virou cobrador de faltas. Tem fôlego de sobra para fazer o vai e vem, conciliando o trabalho defensivo e ofensivo.
No momento em que há preocupação com a sequência de jogos para Léo Moura, e que Madson ainda não confirmou o que se espera, Ramiro é uma belíssima alternativa. Com ele nessa função, se abre a possibilidade da variação tática, com a presença de Alisson, ou até deixando juntos Jaílson, Maicon e Arthur no meio-campo.