A foto de Arthur vestindo a camisa do Barcelona teve uma repercussão gigantesca. Mesmo com a autorização da direção do Grêmio para uma reunião entre representantes do clube espanhol e o volante, o que provocou polêmica foi a foto e a presença de duas pessoas no encontro.
O local do almoço foi a casa do empresário Jorge Machado, que ficou extremamente chateado pelo fato de a imagem ter vazado. O responsável pelo vazamento ainda não foi identificado.
A camisa foi um presente do Barcelona, e Arthur posou para o registro como uma maneira de agradecer. Ninguém imaginava que a situação fosse tomar essa proporção. Logo depois que a repercussão aumentou, Machado falou com o presidente Romildo Bolzan e esclareceu tudo.
A proposta para iniciar a negociação da compra do jogador deve iniciar na segunda-feira (4). Além do Barcelona, outros dois clubes devem apresentar oferta.
Sobre as pessoas que apareceram na foto, duas delas provocaram irritação entre os dirigentes gremistas.
O primeiro é André Cury, representante do Barça, que ficou com uma relação conturbada desde o episódio envolvendo o garoto Manu, de 10 anos, levado para conhecer a estrutura do Camp Nou para um período de treinos no começo do ano. O Grêmio acusou o empresário e o clube de aliciamento.
Outro que aparece na foto é Diego, filho de Assis, que não é bem visto no Grêmio desde a saída de Ronaldinho, passando pelo retorno frustrado em 2010. Mas Diego não tem qualquer participação na negociação. Ele apenas é amigo do filho de Machado, por isso também estava no local.
Ao que parece, o incêndio já foi apagado. A partir de segunda as propostas devem chegar, e o futuro de Arthur será definido.