A Conmebol escalou um dos principais árbitros do continente para o jogo de ida das quartas de final da Libertadores entre Atlético Tucumán e Grêmio. Quem apita é o colombiano Wilmar Roldan, 38 anos. O currículo do juiz da Fifa é impressionante. São aproximadamente 130 partidas internacionais, muitas delas com caráter decisivo.
Roldán tem participação em duas Copas do Mundo, uma Olimpíada e uma Copa das Confederações, além de Eliminatórias e jogos amistosos. Acrescente a isso três edições de Copa América. Em uma delas ele foi o dono do apito na final. Falando em decisão, essa não foi a única do colombiano. Ele também fez duas finais de Libertadores, uma de Copa Sul-Americana e uma de Recopa. Não restam dúvidas de que é um dos árbitros com maior experiência na América do Sul, o que torna a escala extremamente acertada para esta partida tão importante.
Apesar disso, há um fator de risco que serve de alerta para a arbitragem deste jogo. Wilmar Roldán mostra pouca flexibilidade para lidar com situações simples dentro de campo. Talvez o fato de ser ser tão gabaritado faça com que o juiz deixe de lado a humildade e acabe exagerando em algumas decisões por excesso de personalidade.
Um bom exemplo disso ocorreu na Copa da Rússia. Roldán marcou um pênalti inexistente na vitória por 2 a 1 da Arábia Saudita contra o Egito. Imediatamente foi alertado pelo árbitro assistente de vídeo. No entanto, ao observar o monitor ignorou a recomendação de falta do atacante e fez de tudo para encontrar uma imagem que sustentasse a decisão tomada em campo. Quando conseguiu achar, voltou para o campo e manteve a penalidade. Errou sozinho e entrou para a história da arbitragem por um equívoco em um jogo com o uso do VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo).
Vale lembrar que o jogo do Grêmio contra o Atlético Tucumán contará com o uso do árbitro assistente de vídeo. A Conmebol decidiu adotar o recurso eletrônico a partir das quartas de final na atual edição da Libertadores.
Atlético Tucumán x Grêmio - terça-feira - 21h45 - Estádio Monumental José Fierro
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistente 1: Cristian de la Cruz (COL)
Assistente 2: Jhon Alexander Leon (COL)
4º árbitro: Gustavo Murillo (COL)
Árbitro assistente de vídeo: Júlio Bascuñan (CHI)
Árbitro assistente de vídeo 1: Roberto Tobar (CHI)
Árbitro assistente de vídeo 2: Carlos Astroza (CHI)