Confusão, bolo de jogadores e dois cartões vermelhos. D'Alessandro e Wesley foram expulsos pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza e ninguém entendeu. A consequência foi uma pergunta imediata: o que o juiz colocará na súmula? A resposta veio e muita gente seguiu sem entender. Afinal de contas, o motivo alegado é justificativa expulsar os jogadores. Para quem não leu a súmula, o árbitro escreveu que os cartões vermelhos ocorreram por conta da troca de ofensas verbais entre D'Alessandro e Wesley.
O que diz na súmula sobre a expulsão de Wesley: Expulso por, após a marcação de uma falta contra sua equipe, ser empurrado por seu adversário de n 10 sr. andres nicolas dalessandro que o mandou tomar no c*. o mesmo reagiu segurando e empurrando este adversário pelo pescoço e em seguida dizendo as seguintes palavras ao mesmo: "seu filho da p***, vai tomar no c* você", precisando ser contido por outros jogadores de sua equipe.
O que diz na súmula sobre a expulsão de D'Alessandro: Por após a marcação de uma falta a favor de sua equipe discutir com seu adversário de n 7 sr. wesley lopes beltrame, empurrando-o e dizendo as seguintes palavras ao mesmo: "vai tomar no c*".
A partir disso, há dois pontos que precisam ser considerados. O primeiro deles é que "usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos, ou grosseiros" é uma das situações puníveis com expulsão, de acordo com as regras do futebol. Ou seja, a justificativa do árbitro está apoiada no texto da lei. Esse esclarecimento é importante.
Ao mesmo tempo, não podemos ser ingênuos e achar que serão expulsos todos os jogadores que disserem algum tipo de palavrão para o adversário. Se for assim, nenhuma partida terminará por conta da falta do número mínimo de atletas em campo.
Essa é a típica questão da regra em que é preciso bom senso. Os árbitros devem diferenciar uma manifestação ofensiva e que passa do limite de situações que fazem parte do contexto do jogo.
Ainda sobre o episódio na derrota do Inter contra o América-MG, acredito que o empurrão e a batida da cabeça de D'Alessandro no rosto do juiz tenha sido determinante para as expulsões. Nunca é demais lembrar que esse choque só ocorreu por conta da ação de Welsey. O grande problema foi que o árbitro envaretou por ter sido atingido e acabou tomando uma decisão exagerada.