A arbitragem do Rio Grande do Sul estará reunida na cidade de Flores da Cunha no começo de 2018 para a realização da pré-temporada para o Gauchão. A delegação é formada por 62 pessoas entre árbitros, bandeiras e instrutores.
Apenas três mulheres fazem parte deste grupo: Luiza Reis, Maíra Mastella Moreira e Andreza Vanni Mocelin. Se aprovadas nos testes físicos e teóricos, elas estarão trabalhando como assistentes nos jogos da competição estadual a partir do dia 17 de janeiro.
Luiza Reis é a mais experiente das três. Aos 29 anos, ela já está atuando na arbitragem há praticamente 10 anos. Ingressou na Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em 2009 e alcançou o quadro da CBF em 2016. A árbitra assistente de Santa Cruz do Sul já apareceu em jogos de Grêmio e Inter em anos anteriores e isso deve se repetir bastante em 2018.
Maíra Mastella Moreira é a mais jovem. Tem somente 25 anos e entrou na FGF no ano de 2013. Apesar disso, recebeu a indicação para o quadro da CBF em 2017 e já ganhou oportunidades no Gauchão. Foram cinco jogos na última edição da competição estadual, sendo um deles do Inter. Maíra é natural de Cruz Alta e atualmente vive na cidade de Santa Maria.
Andreza Vanni Mocelin tem 34 anos. Assim como as outras duas colegas, ela é formada em Educação Física. Ingressou na Federação Gaúcha de Futebol no ano de 2010. Perdeu espaço na temporada que passou, mas tem experiência em partidas de Gauchão no currículo.
A preparação da arbitragem gaúcha será realizada entre os dias 12 e 14 de janeiro. Antes disso, nos dias 9 e 10, os árbitros e assistentes realizam os testes físicos. Os testes teóricos serão aplicados pela FGF no último dia da pré-temporada na cidade de Flores da Cunha.