Ao longo de dois meses, ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho estiveram presentes diariamente no Litoral Norte acompanhando as movimentações do veraneio. Neste domingo, encerraremos mais esta cobertura de verão, uma tradição nos veículos da RBS.
Desde o final de dezembro, tivemos revezamento de equipes nas praias de Capão da Canoa e Tramandaí. Passaram pelo Litoral Norte sete repórteres (Karine Dalla Valle, Aline Custódio, Jhully Costa, Ian Tâmbara, Tiago Boff, Bruna Viesseri e Kathlyn Moreira) e seis fotógrafos (Jefferson Botega, Jonathan Heckler, Lauro Alves, Anselmo Cunha, André Ávila e Camila Hermes), além dos motoristas que garantiram a locomoção dos profissionais pelas cidades litorâneas.
Nos finais de semana de maior movimento, como no Réveillon, Planeta Atlântida e Carnaval, as equipes foram reforçadas, tendo como foco principal a cobertura de trânsito.
Também viajamos para o Litoral Sul e a região de Mostardas, no Litoral Médio. Entre as reportagens no sul do Estado, mostramos como os molhes da Barra do Chuí definiram a fronteira entre o Brasil e o Uruguai e ampliaram a zona marítima brasileira e como Cassino, o destino mais popular da região, diversificava atrações para conquistar turistas. No Litoral Médio, acompanhamos a estiagem na Lagoa do Peixe, que reduziu em 90% o seu tamanho pela falta de chuvas. Na região de São José do Norte, havia um paraíso escondido, que foi exibido em lindas imagens: a prainha isolada de Bojuru.
Coordenadora da cobertura, a editora Rosângela Monteiro destaca a relevância de marcar presença nas regiões litorâneas nesse período, quando os balneários ficam repletos de turistas de dentro e fora do Rio Grande do Sul:
– Sem restrições relacionadas à pandemia, tivemos a oportunidade de mostrar muitas atrações turísticas, os veranistas curtindo esses locais e as novidades da temporada. Também apresentamos a situação das praias nas áreas de infraestrutura, saúde e segurança e prestamos serviços especialmente voltados à cobertura de trânsito nos finais de semana, dando as informações diretamente das principais estradas que levam ao Litoral Norte.
No total, foram produzidas 264 reportagens até a última quarta-feira. Todos os conteúdos podem ser conferidos em GZH.