Segundo os presidentes de Grêmio e Inter, Alberto Guerra e Alessandro Barcellos, respectivamente, por enquanto não passam de boatos a possibilidade de ambos deixarem as competições sul-americanas deste ano, em razão da tragédia das enchentes que assola o Rio Grande do Sul. Nenhum dos dois recebeu qualquer contato da Conmebol nesse sentido.
A possibilidade surgiu por meio da Rádio Red, de Buenos Aires, e logo se espalhou pelas redes sociais. O repórter Fábio Daniel Baretto foi quem postou em sua conta no X, ou ex-Twitter.
A Conmebol estaria avaliando as retiradas de Grêmio e Inter, da Libertadores e da Sul-Americana, com a garantia de que os dois teriam vagas garantidas nas mesmas competições de 2025. O anúncio, segundo o repórter da Rádio Red, poderia acontecer “nas próximas horas”, diz o post.
O mandatário colorado, Alessandro Barcellos, garantiu que não sabe de nada:
— Estamos no trabalho apoio aqui na Zona Sul. Não foi dito nada sobre esta questão da Conmebol até o momento.
Alberto Guerra, presidente do Grêmio, segue à espera de informações oficiais de quando vai recuperar todos os jogos adiados. Não há nada além disso, inclusive com boa receptividade da Conmebol face à calamidade vivida pelos gaúchos, que afetou as estruturas dos clubes.
Grêmio e Inter nem treinando estão. Estádios e CT estão tomados pela água, com acesso só de barco.
Por enquanto, a informação oficial é de que os próximos jogos marcados são Inter x Belgrano (28/5) e Grêmio x The Strongest (29/5). O que está sendo tratado é se haverá necessidade de novos adiamentos ou se estes jogos poderão ocorrer no Beira-Rio e Arena, que estão alagados, e sem previsão de quando estarão aptos para uso.