À medida que o Campeonato Brasileiro vai afunilando, detalhes podem decidir muita coisa, do título ao rebaixamento, passando por vagas na Libertadores. Um destes detalhes, como o nome indica (penalidade máxima) é o maior deles.
Sim, o pênalti.
Quem é o campeão de pênaltis a favor em 20 rodadas, excluindo a que está em andamento desde esta quarta-feira (25), que é a 21ª?
O Vasco é o campeão, mas não sozinho. Os árbitros de campo e o VAR assinalaram sete para Vasco e Bahia. Isso mesmo: sete penalidades.
Logo atrás estão o Atlético-MG (5), Flamengo, Fluminense e Chapecoense (4).
Os times cariocas, portanto, somam 17 pênaltis, contra 11 dos paulistas. Os dois Estados contam com quatro representantes cada na Série A.
Ainda assim, 17 é um número alto para os cariocas. Inter e Grêmio, somados, contabilizam apenas cinco. Estão ocorrendo mais faltas e infrações nas áreas de ataque dos cariocas, ao que parece. Bom para o Flamengo, que disputa título. Muito bom para o Fluminense, que lutará por pontinhos aqui e ali em sua luta contra mais um rebaixamento.
Com apenas três pênaltis marcados aparecem Corinthians, Santos, Palmeiras, Fortaleza, Grêmio e Avaí.
O Inter só desferiu dois tiros da marca da cal, como se dizia antigamente, ao lado de Botafogo, São Paulo, Athletico-PR, Goiás, Cruzeiro e Ceará.
O último colocado é o CSA, com um.