No dia 14 de maio, na sede da CBF, o técnico Tite chamará de sete a 12 nomes além dos 23 que irão à Copa da Rússia, totalizando de 30 a 35 jogadores. Se alguém se lesionar, o substituto provavelmente sairá desta lista adicional.
Desde 1970, no México, exatos 16 jogadores foram cortados durante a preparação, por motivos variados. Os mais famosos: Clodoaldo (1974), Careca (1982), Renato Portaluppi (1986), Romário (1998) e Emerson (2002).
Somente na Copa da França houve três cortes: Romário, Flávio Conceição e Márcio Santos. Apenas o zagueiro Pedro Geromel deve figurar entre os convocados, mas Marcelo Grohe, Luan e Arthur têm ótimas chances de pegar essa lista adicional de 12 jogadores, fechando os 30 legalmente habilitados a disputar a Copa pela Seleção Brasileira.
A lista dos 12 pode parecer mero prêmio de consolação na comparação com os 23 eleitos de Tite, mas não é o que a história tem mostrado. Se os jogadores do Grêmio estiverem nela, e tudo indica que estejam, a prudência recomenda prontidão e sobreaviso durante a preparação que será realizada na Granja Comary, em Londres e na Áustria, com jogos e amistoso.
Desligar o telefone, nem pensar.