Confesso: eu desdenhava da minha saúde. Eu era o tipo de pessoa que achava que nunca iria acontecer comigo. De repente, o câncer aconteceu.
Falo isso porque vejo muita gente achando que nada de ruim vai acontecer. Entendo que muitos precisam de ajuda, como, por exemplo, quando milhares de pessoas foram ameaçadas pelas águas das enchentes. Todos queremos ajudar, mas é necessário responsabilidade.
A leptospirose, por exemplo, é uma doença perigosa, e exige cuidados. O filho de um conhecido meteu os pés na água para ajudar uma família de Canoas. Ele pegou leptospirose e morreu. Na ânsia de preservar amigos, acabou perdendo a vida.
A leptospirose é uma doença infecciosa aguda que se espalha nas águas levadas pela urina dos ratos, infectados pela bactéria Leptospira. Sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas.
Essa pessoa não tinha nenhum corte na pele e estava de botas, mas desdenhou da imersão na água contaminada. Acreditou que não tinha chances de adquirir a doença. Ledo engano. O que acabou tirando a vida dele é invisível.
Por isso, é fundamental prevenir-se e buscar atendimento ao observar qualquer sintoma, como febre, falta de apetite, dores musculares, dores de cabeça e vômitos. Previna-se. Cuidar de si também é cuidar dos seus.