O Grêmio conheceu os seus adversários na fase de grupos da Libertadores. Estudiantes, da Argentina, The Strongest, da Bolívia, e Huachipato, do Chile, estarão no caminho do clube na busca pela Glória Eterna, a quarta da galeria do maior campeão da competição no Estado.
Dito isso, boas e más notícias se apresentam para o clube neste primeiro momento. Afinal, se a altitude do estádio Hernando Siles, em La Paz, intimida, um cenário positivo pode ser extraído do Grupo C da Libertadores: a distância percorrida nas viagens para visitar os adversários. Entre os brasileiros, o Grêmio é o time que menos percorrerá distâncias na primeira fase, o que é benéfico, embora subir os 3.640 metros da capital boliviana não seja nada agradável num primeiro momento.
Como serão as viagens do Grêmio na Libertadores
Primeiramente, o Grêmio visitará a altitude, viajando 2,5 mil quilômetros, entre os dias 2 e 4 de abril. Depois, entre 23 e 25 de abril, vai a La Plata enfrentar o Estudiantes, percorrendo 900 quilômetros. Por fim, entre os dias 7 e 9 de maio, vai até Talcahuano, no Chile, visitar o Huachipato, a uma distância de 2,3 mil quilômetros — em uma viagem de duas etapas, passando por Santiago e depois chegando à província de Concepción.
O total da viagem é de 5,7 mil quilômetros percorridos pelo Grêmio, aproximadamente, até os seus adversários. O Tricolor será clube que menos viajará, entre os brasileiros, nesta primeira fase de Copa Libertadores.
Quanto cada clube brasileiro viajará na primeira fase da Libertadores 2024
Em distância aproximada (em linha reta), veja a distância que cada clube brasileiro percorrerá na primeira fase da Libertadores:
- Botafogo: 15.920 quilômetros (31.840 quilômetros de ida e volta)
- Flamengo: 10,1 mil quilômetros (20,1 mil quilômetros de ida e volta)
- São Paulo: 9,5 mil quilômetros (19 mil quilômetros de ida e volta)
- Atlético-MG: 8.450 quilômetros (16,9 mil quilômetros de ida e volta)
- Fluminense: 7.850 quilômetros (15,7 mil quilômetros de ida e volta)
- Palmeiras: 7,5 mil quilômetros (15 mil quilômetros de ida e volta)
- Grêmio: 5,7 mil quilômetros (11,4 mil quilômetros de ida e volta)