O empate em 1 a 1 entre Grêmio e São Luiz, na Arena, precisa ser encarado como um marco para mudanças importantes no time. O técnico Renato Portaluppi, pela primeira vez, se mostrou muito incomodado com a atuação de alguns jogadores, e disse que não tinha desculpa para uma exibição tão ruim como a apresentada na tarde quente deste sábado (10).
Alguns atletas estão jogando muito pouco. O time sofre na marcação e mostra, inclusive, falta de vontade em alguns momentos do jogo. A falta de confiança também aparece nos piores momentos. Mesmo que o Grêmio siga na liderança do Campeonato Gaúcho, fica claro que, com atuações como a contra o São Luiz, essa condição irá se perder logo.
É preciso de um basta. O Grêmio precisa mudar. Jogadores como JP Galvão, Nathan, Reinaldo e outros devem esperar para voltarem a jogar, dando espaço para outros atletas. Além disso, Renato precisa sepultar de vez um esquema que não funciona mais.
Times com dificuldade técnica precisam privilegiar a marcação. O Grêmio necessita povoar o meio-campo e jogar por uma bola, utilizando a velocidade de um dos seus extremas. Jogar aberto com este elenco será sempre um caos.
Por fim, os dirigentes do Grêmio precisam avaliar melhor o grupo montado por eles mesmos e ter humildade para rever algumas certezas. Este elenco, já podemos dizer, é insuficiente para as pretensões do Grêmio. A Libertadores e o Campeonato Brasileiro, se encarados com esse time, terão sabor amargo para o torcedor gremista.