Nesta época, o assunto principal costuma ser o futuro grupo de jogadores do Grêmio para a próxima temporada. A discussão fica sempre no campo dos reforços, mas é preciso pensar, também, nas saídas.
Para financiar qualquer tipo de contratação, o Grêmio terá que trabalhar forte a venda de alguns jogadores. Depois da saída de Bitello, o Grêmio voltou a ter nomes citados no mercado do exterior, e existe otimismo com relação a boas vendas na janela de verão.
Alguns nomes ganham notoriedade e devem receber propostas até o final do ano. Da base, três destaques. Gustavo Martins, Ronald e Cuiabano estão sendo citados em possíveis negociações. Além deles, Villasanti e Carballo estão na linha de frente de possíveis negócios, e aqui está a grande curiosidade.
Dos jogadores citados, o mais valorizado dos jogadores do Grêmio é o volante uruguaio Carballo. Mesmo não tendo jogado o que se esperava em Porto Alegre, Carballo ganhou espaço por ser convocado para a seleção, e deve receber propostas importantes na próxima janela.
O fato é que o Grêmio deve vender um ou mais jogadores. As finanças do clube seguem com sérios problemas e existe a necessidade de capitalizar para poder investir em atletas para a próxima temporada.