Renato Portaluppi terá mais três dias para montar o quebra-cabeça que virou a escalação do Grêmio para enfrentar o Atlético-MG neste domingo (26). Para a partida na Arena do Galo, válida pela 35ª rodada do Brasileirão, alguns desfalques dificultam a montagem do time tricolor. A defesa é o setor que reúne as principais dúvidas. Sem Geromel, Bruno Alves e João Pedro, Renato poderá apostar em uma velha solução para montar o setor defensivo.
No treino de quarta-feira (22), com a imprensa observando a atividade no CT Luiz Carvalho, o técnico deu sinais de que pensa em utilizar uma linha defensiva com três zagueiros. Uma alternativa tática para tentar conter o ataque do Atlético-MG, que tem em Paulinho e Hulk como as principais ameaças. Gustavo Martins, Bruno Uvini e Kannemann treinaram em uma das equipes. O outro time teve Natã, Rodrigo Ely e Bruno Alves.
Nas últimas duas partidas, contra Botafogo e Corinthians, o Grêmio voltou a jogar com apenas dois zagueiros. Mas o sistema com três defensores também foi bastante utilizado em 2023.
Esse equilíbrio entre uma escalação com mais defensores ou outra com mais jogadores de características ofensivas é tratado como segredo no Tricolor.
– Essa questão de esquema é muito relativa. Qualquer um é válido quando você tem jogadores aptos a desempenhar. Precisa treinar. O Renato tem utilizado muito essa ideia em alguns jogos fora. Vai do dia a dia das atividades e das alternativas para definir o que ele está pensando para o jogo – avalia Mazaropi, ex-goleiro do clube e atualmente comentarista da Grêmio Rádio.
Como Bruno Alves está suspenso, e Rodrigo Ely fez seu primeiro treinamento com o restante do grupo nessa quarta, a tendência é de que a defesa seja composta por Gustavo Martins, Bruno Uvini e Kannemanm em Belo Horizonte. No Brasileirão, esse trio teve uma oportunidade. Os três zagueiros jogaram juntos na Fonte Nova, na vitória por 2 a 1 sobre o Bahia. Gustavo Martins, inclusive, marcou o gol da vitória gremista nos acréscimos da partida.
Outra observação feita na atividade de quarta pela comissão técnica ocorreu no lado direito. Sem João Pedro, lesionado, Fabio treinou junto da equipe considerada reserva. Galdino ficou mais aberto pela direita.
Para a ausência de Villasanti, suspenso, Renato espera pela recuperação de Pepê. O volante não fez parte da atividade no gramado, mas a comissão técnica espera que o meio-campista possa estar pronto para jogar neste domingo (26). Ele seguiu trabalhando os últimos dias no CT Luiz Carvalho e é alternativa para atuar ao lado de Carballo. O uruguaio retornou a Porto Alegre após participar da vitória do Uruguai sobre a Bolívia na terça-feira. Suárez estava no CT, mas foi preservado do trabalho no gramado.
Com 59 pontos, o Grêmio é terceiro no Brasileirão. O Tricolor está três pontos atrás do líder Palmeiras, que soma 62. O Botafogo, tem 60 e entra em campo nesta quinta-feira (23) contra o Fortaleza para cumprir uma rodada atrasada, podendo assumir a ponta. A partida de domingo também é tratada como decisão pelo lado do Atlético-MG, que, com 57 pontos, está em quinto lugar e ultrapassará o Tricolor em caso de vitória.
– O Atlético-MG encara o jogo como decisivo para suas pretensões de G-4, uma vaga direta a fase de grupos da Libertadores. Os ingressos estão esgotados desde o início da semana – relatou o jornalista Claudio Rezende, setorista do Atlético-MG na Rádio Itatiaia.