Preocupada com a situação do gramado da Arena, a direção do Grêmio tenta adiar o Gre-Nal decisivo do Gauchão feminino, previsto para o domingo (26). O motivo é a troca de parte do gramado ocorrida na última segunda (2o), aliada às chuvas acima do normal registradas em novembro. No entendimento do clube, o campo ainda não deve apresentar as condições ideais no clássico do fim de semana.
Por isso, a ideia tricolor é transferir a partida do time feminino contra o Inter para o dia 4 de dezembro. Desta forma, como o próximo jogo do time masculino pelo Brasileirão está marcado para o dia 30 de novembro, contra o Goiás, o campo teria 10 dias sem atividades, o que é considerado importante para que a grama atinja as condições ideais.
Contudo, conforme apurado por GZH, é improvável que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) autorize a troca na data do Gre-Nal feminino, em função de compromissos já assumidos com os patrocinadores da competição e com a grade de televisão. Sendo assim, a tendência é de que a partida ocorra de fato neste domingo, Arena, apenas seis dias após a troca no gramado.
Desta forma, por conta do pouco tempo entre as partidas marcadas para a Arena, a condição do gramado passa a ser ponto de atenção, tanto para a decisão do Estadual feminino quanto para os dois jogos do Grêmio como mandante previstos pelo Brasileirão masculino, contra o Goiás, no dia 30 de novembro, e diante do Vasco, no dia 3 dezembro.
A preocupação não é nova. Na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, no último dia 12, chamaram atenção as falhas e irregularidades na grama no chamado "terço final" do campo, na região mais próxima da Arquibancada Norte, onde havia sido montado o palco do show do cantor Roger Waters, no dia 1º de novembro. Quatro dias após a partida, ocorreu ainda o show da banda Red Hot Chilli Peppers, com o palco no mesmo local.
Na última sexta (17), a Arena Porto-Alegrense, gestora do estádio, informou que a parte do gramado seria trocada, o que foi feito na segunda-feira (20). Segundo a empresa, os danos no campo ocorreram não só por conta dos shows, mas também devido ao volume de chuvas muito acima do normal na primeira quinzena de novembro. Conforme a gestora, em nota enviada em GZH, a troca na grama "assegura a recuperação completa do gramado, garantindo condições ideais para as duas partidas finais da temporada (contra Goiás e Vasco)".
Porém, com a realização do Gre-Nal feminino, no domingo (26), e com o alto volume de chuvas, que seguem castigando o Estado, o gramado da Arena volta a ser uma preocupação para a reta final do Brasileirão.