O Grêmio já trabalha com alguns nomes para a temporada de 2024. Um dos atletas monitorados é Lautaro Díaz, de 25 anos, atacante do Independiente Del Valle, do Equador. O ataque é considerado a principal prioridade para a equipe de Renato Portaluppi no ano que vem. A direção deve buscar um atacante de velocidade e um centroavante, para repor a possível saída de Luis Suárez.
O argentino que atua no futebol equatoriano é um homem de frente e tem como uma de suas características a boa movimentação dentro da área adversária. No Equador, atua mais pelos lados, como um segundo atacante.
— Ele tem boa técnica e chuta bem. Considero que ele se sente bem no Independiente Del Valle, mas se for lhe apresentado um projeto mais interessante, acredito que bote isso em consideração para tomar uma decisão — afirma Michael Palomeque, jornalista equatoriano.
Diáz chegou ao Del Valle em 2022, mas logo mostrou sua importância para o clube. O atacante argentino foi um dos destaques da equipe no título da Copa Sul-Americana daquele ano, quando fez cinco gols em seis jogos na competição. Na semifinal, marcou três vezes entre os jogos de ida e volta, contra o Melgar. Na final, diante do São Paulo, fez gol e deu assistência na vitória por 2 a 0. Neste ano, soma oito gols em 33 jogos.
Antes de desembarcar no Equador, defendia o Villa Dálmine, da Primera Nacional B, equivalente à 2ª divisão do futebol argentino. Sua carreira, no entanto, começou no Estudiantes de Caseros, pequeno time do país, que também disputa a Primera B.
O talento para o futebol vem de berço. Lautaro é filho de Ropero Díaz, atacante que fez sucesso no Racing de Avellaneda nos anos 70 e 80. O sucesso recente dele inclusive fez a torcida compará-lo a Jack Grealish, do Manchester City, muito por conta do seu visual, parecido ao do inglês.
— Desde que cheguei aqui, no meu primeiro dia, começaram a me dizer que eu parecia o Grealish. Minha aparência não tentava parecer com ele. Sempre tive o cabelo mais curto, mas nesse ano deixei maior para mudar um pouco. Mas quando treinava, me incomodava e eu botei uma faixa e ficou. Assim, todos começaram a me comparar com ele. Meus amigos e companheiros me mandam fotos dele e dizem "olha o Jack Diáz", eu olho e me divirto — falou Lautaro em 2022, antes da final da Sul-Americana.
Nesta temporada, o atacante argentino voltou a ser o algoz de um clube brasileiro. Ele foi o autor dos dois gols do Independiente Del Valle na vitória de 2 a 1 sobre o Corinthians pela Libertadores. Com os equatorianos, tem contrato que até o fim de 2026.